Saiba como escolher a agência de marketing ideal para o seu negócio
Saiba como escolher a agência de marketing ideal para o seu negócio
1 de junho de 2022

Como integrar os esforços entre marketing e vendas?

Como integrar os esforços entre marketing e vendas?

No ambiente empresarial, cada setor possui responsabilidades específicas e, da mesma forma, contribui de forma única no alcance dos resultados desejados. Por isso, é importante entender que trabalhar em conjunto é a melhor forma de ter ganhos expressivos. Tudo isso torna essencial integrar os esforços entre marketing e vendas.

Se você quer saber como fazer isso, continue acompanhando este texto!

Quais são as diferenças entre marketing e vendas?

Marketing e vendas são áreas distintas dentro de uma empresa. O primeiro trabalha aspectos referentes à comunicação, ao relacionamento e à confiança, investindo seus esforços nestes pontos.

Por outro lado, a área de vendas é voltada para a venda efetiva do produto ou do serviço oferecido pela empresa. Por isso, os vendedores precisam desenvolver e exercer seu poder de persuasão, destacando vantagens e benefícios de contar com tais produtos ou serviços.

É importante evitar confundir estes papeis. O marketing não é o responsável pelas vendas, assim como as vendas não são responsáveis pela comunicação da empresa. Por isso, para obter melhores resultados, é essencial ter os dois setores muito bem estruturados.

Por que é preciso integrar os esforços entre marketing e vendas?

As duas áreas possuem uma relação direta com os lucros da organização. Por isso, integrar os esforços entre marketing e vendas pode alavancar seu negócio.

Como resultado, a equipe de marketing poderá, por exemplo, questionar o time de vendas em relação ao fechamento dos leads gerados. Por outro lado, a equipe de vendas poderá fazer apontamentos para a equipe de marketing sobre ajustes nas oportunidades geradas.

Como integrar os esforços entre marketing e vendas?

Para que os esforços entre eles seja implantado da forma correta, é preciso seguir alguns passos:

1. Aposte na comunicação:

Convoque reuniões com as equipes e explique a importância de integrar os esforços entre marketing e vendas. Assim, todos poderão entender os benefícios da união e problemas que poderão ser evitados. Ao ouvir o ponto de vista de cada colaborador, considere aspectos que merecem atenção.

2. Defina as metas e as métricas:

A equipe de marketing e a de vendas devem compartilhar dados a fim de traçar estratégias capazes de levar ao alcance dos resultados esperados. As metas e as métricas, então, servirão para acompanhar e controlar o desempenho do trabalho das equipes. Além disso, permitirão avaliar a integração entre ambas.

3. Esteja atento à persona e à jornada de compra do cliente:

A jornada de compra está adequada à persona do seu negócio? Além disso, as estratégias estão direcionadas a cada fase da jornada? Considere para atração, por exemplo, conteúdos no blog e publicações nas redes sociais. Para conversão, invista na criação de formulários e landing pages. Já para fechamento da compra, e-mails e materiais ricos podem ser um diferencial.

No entanto, as ações devem ser pensadas em conjunto, considerando as necessidades de cada área a fim de otimizar as estratégias elaboradas pelas equipes. 

Agora você já conhece a importância de integrar os esforços e pode aproveitar melhor todo o conhecimento das equipes. Se você quer uma verdadeira transformação digital com resultados reais no seu negócio, a Followmeto tem a solução ideal. Para saber mais sobre como podemos ajudar você a alavancar a sua empresa, entre em contato conosco.

 

André Villas-Bôas
CEO and Founder at Followmeto