Dia Internacional da Mulher e a conquista do seu próprio espaço na sociedade
Dia Internacional da Mulher e a conquista do seu próprio espaço na sociedade
3 de março de 2022
Saiba como escolher a agência de marketing ideal para o seu negócio
Saiba como escolher a agência de marketing ideal para o seu negócio
1 de junho de 2022

Gatilhos Mentais: Tudo que você precisa para gerar conversões com Inbound Marketing

Gatilhos Mentais

Um dos grandes papéis do marketing digital é prender a atenção do público de modo a criar um vínculo mais forte por um bom tempo. Esse vínculo, diante da realidade do cenário digital, necessita da criação de relacionamento entre cliente e marca. Mas além disso, esse relacionamento precisa ser convertido em ação e é daí que vem os grandes resultados.

E para que essa persuasão funcione, é necessário alguns recursos para ter um desempenho favorável. E um desses recursos são os gatilhos mentais, que passaram a ser usados com mais frequência no marketing digital. Existem gatilhos mentais de vários tipos e de várias maneiras. Cada um possui uma particularidade e podem ser usados em qualquer plataforma digital. Contudo, o segredo é usá-los da maneira correta, pois agindo de maneira errada, eles se tornam um verdadeiro abismo à sua marca.

Mas o que são gatilhos mentais?

Para vender algo, é impossível não ter uma boa argumentação de persuasão. Grande parte do poder de venda vem dessa habilidade. E os gatilhos mentais tratam justamente sobre isso. Na verdade, os gatilhos mentais são argumentos ou reflexões persuasivos que influenciam o público a comprar um produto ou serviço.

Porém, alguns profissionais pensam que os gatilhos servem para manipular o público, o que não é bem assim. Eles funcionam como uma relação de troca de informações. Os gatilhos são usados pela marca para oferecer aquilo que o cliente deseja saber sobre o produto. E em troca disso, o cliente é persuadido a comprar o produto ou serviço. É preciso que os dois lados saiam ganhando, senão os gatilhos não terão o impacto desejado.

TRANSFORME SEU MARKETING EM RESULTADOS

Tipos de gatilhos mentais no marketing digital

Os gatilhos mentais no marketing digital trabalham em torno das emoções. Contudo, a emoção não é trabalhada isolada da razão. Um lado puxa o outro. E sete gatilhos podem ser utilizados mediante a real necessidade do seu produto ou serviço.

Segurança

A marca usa a segurança como uma ponte de confiança do cliente com a empresa. Conteúdo e atendimento em mídias digitais são boas plataformas para transmitir esse gatilho.

Prova social

Se seu produto ou serviço oferece alguma vantagem, sua marca precisa provar isso. A prova pode ser por meio de foto ou vídeo. Nesse caso, a argumentação não precisa e nem deve ficar só na base textual.

Por que

É o gatilho que apresenta a causa que ele deve levar em consideração para adquirir o produto ou serviço. Muitas das vezes, a experimentação é uma arma poderosíssima, pois dá a chance do consumidor ter uma ideia exata para aderir a compra. O uso textual é bom nesse caso, pois estimula o cliente a ler em sequência as razões para a compra do bem.

Reciprocidade

É como colocar o consumidor contra a parede. Agindo com boa conduta, transparência e empatia, sua marca garante maior confiança e apreço pelo cliente. E ele se vê obrigado a comprar seu produto ou serviço. Dos gatilhos mentais, ele é um dos mais poderosos.

Autoridade

No marketing digital, é muito fácil uma marca enganar o público. Mas em contrapartida, o conhecimento e experiência plenos quebram qualquer mentira. O gatilho da autoridade expõe a comprovação de algum especialista sobre o bem ou mal que um produto ou serviço oferece.

Afinidade

É a exposição de aspectos em comum entre o cliente e a marca. Seja uma mesma linguagem, preferência ou gosto, o gatilho mental da afinidade trabalha com interesses semelhantes.

Escassez

É o gatilho da urgência do consumidor em comprar algo para atender uma necessidade emergente. Ele pode estar relacionado ao tempo, ao lote de produtos, a limitação de vagas ou oferecimento de bônus.

Estas dicas são essenciais para colocar seu e-mail marketing em prática. Quer saber mais? Fale conosco!

FALE CONOSCO