Storytelling: conte histórias e revolucione o marketing da sua empresa

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Storytelling: conte histórias e revolucione o marketing da sua empresa

Em português, storytelling significa contar histórias. Para isso, o narrador pode utilizar diversas técnicas narrativas, assim como roteiristas e escritores.

Com essas técnicas, o conteúdo se torna atrativo para o leitor, que é capaz de se conectar emocionalmente com a história e, de fato, assimilar a mensagem. Este é um aspecto importante, pois, se você assiste séries ou filmes, sabe que não são todos que nos cativam ou prendem nossa atenção.

O storytelling já vem sendo utilizado pelas empresas como uma potente estratégia de marketing digital, já que conquista a empatia dos consumidores. As narrativas podem ser contadas através de vídeos, textos, desenhos, podcasts e imagens. Ao utilizar a arte de contar histórias para desenvolver seu negócio, poderá despertar no ouvinte o desejo de consumir seu produto.

 

 

Como o storytelling pode me ajudar a conquistar mais clientes e atingir meus objetivos online?

Um storytelling detalhado, estratégico, bem pensado e desenvolvido pode te atrair novos consumidores e desenvolver sua empresa online. Esta técnica vai além do desenvolvimento de textos, pois deve entreter seu interlocutor, gerar consciência de marca e melhorar suas vendas. Para isso, aposte no desenvolvimento de uma jornada completa, ou seja, com início, meio e fim.

A consistência é um detalhe crucial do storytelling, por isso é importante estar atento às palavras e aos elementos visuais escolhidos. Empregue sempre o mesmo modo de falar e o tom de voz a qualquer canal, seja ele Facebook, Instagram, blog, Twitter, YouTube ou LinkedIn.

 

Como posso contar uma boa história?

Para contar uma boa história, é necessário dominar o processo de construção do storytelling. Para isso, se ponha no lugar do seu interlocutor e conheça seus desafios, dores, desejos e objetivos. Desenvolva seu conteúdo a partir dessas reflexões de modo a cativar essa persona.

A ambientação da sua história e onde ela será divulgada são muito importantes. Adapte sua história e seu vocabulário para obter uma boa narrativa e estude os ambientes nos quais seu público-alvo está. Isso não quer dizer que você deva utilizar palavras rebuscadas e de difícil compreensão. Procure dar um aspecto leve à história, de forma que ela seja de fácil compreensão, descomplicada e estimulante.

Utilize as dores e os desafios da sua persona para falar sobre seus produtos ou serviços e como eles representam soluções para estes problemas. Mostre que sua empresa é capaz de ajudá-la a atingir seus objetivos. Deixe claro que seus produtos ou serviços trarão recursos essenciais para o sucesso do seu cliente, conectando-se emocionalmente com ele.

 

Posso implantar o storytelling na comunicação da minha empresa?

Sim! Você pode utilizar as técnicas de storytelling para se comunicar com seus colaboradores quando precisar falar sobre contratações e novas demandas. Utilize o método para compartilhar conquistas e derrotas da empresa, além de estimular que eles compartilhem seus valores e histórias de vida. Isso pode melhorar o entrosamento da equipe.

Agora que você sabe mais sobre o storytelling, entre em contato conosco! A Followmeto pode ajudar você e sua empresa a implementar esta técnica no seu dia a dia, alavancando suas vendas.