O mês de dezembro ainda não acabou, mas já é possível analisar as tendências do marketing digital para 2020. Em 2019, o marketing digital confirmou sua força e importância, influenciando e mudando a relação das marcas com seu público-alvo. Desta forma, é preciso estar atento às necessidades deste ambiente, em constante transformação, a fim de atender às novas demandas.
Esta é uma necessidade da geração atual, que requer que os envolvidos no marketing desenvolvam empatia. Isto é, deixar o cliente agir com calma e tomar a decisão de compra de produtos e serviços no tempo dele. A pressão pela aquisição pode soar como um comportamento invasivo e inadequado, afastando o público ao invés de aproximá-lo. Os novos clientes estão mais atentos à ética da marca e até mesmo sua postura diante de questões do dia a dia.
O ano de 2020 promete a personalização de conteúdos para agradar ao usuário. Redes sociais e serviços de streaming são canais que já trabalham com recomendações baseadas na experiência do usuário. Sendo assim, a plataforma indica quais conteúdos possuem similaridades com outros que já tenham sido consumidos.
Uma pesquisa da Accenture Interactive revela que 91% dos consumidores tendem a optar por marcas que oferecem seus conteúdos de forma personalizada. Sendo assim, os consumidores estão se identificando com ofertas e indicações relacionadas aos seus interesses. Isto pode ser aplicado ao e-mail marketing, como o envio de ofertas e de newsletters.
Acompanhando o aumento do consumo de podcasts, o áudio vem se fortalecendo no Marketing Digital. Isto também reflete a tendência das pesquisas por voz, que oferece respostas mais rápidas. Mas atenção: as buscas por voz se distinguem das pesquisas digitadas. Sendo assim, é preciso adequar seu SEO para este novo modelo. Assim, é possível garantir seu alcance orgânico.
Disponibilizar um conteúdo por escrito e em áudio pode torna-lo mais atrativo para seu público, que decide a forma de consumi-lo. Uma das vantagens do áudio é poder realizar outras tarefas ao mesmo tempo, como praticar exercícios, se locomover para o trabalho ou tomar banho.
A criação de um podcast com conteúdo de valor pode contribuir para o crescimento da sua empresa. O serviço é, geralmente, oferecido de forma gratuita, permitindo que sua audiência tenha acesso aos conteúdos sem ceder qualquer informação. Este é um comportamento diferenciado, já que o público já entendeu que a coleta de dados é premissa para obter qualquer benefício. A tendência é que o compartilhamento e a recomendação entre usuários aumente o alcance orgânico da sua marca.
Para entrar em 2020 com o pé direito, é preciso ir além do oferecimento de bons produtos e serviços. É preciso aprender a aplicar estes e outros recursos visando a satisfação do consumidor e o aumento das oportunidades de negócio. Para isso, o comportamento do público é o melhor termômetro para o desenvolvimento de estratégias cada vez mais eficientes dentro do marketing digital.