Algumas ferramentas que aparentam ser apenas para uso social podem ser muito vantajosas para o seu negócio. É o caso do WhatsApp Corporativo, lançado no Brasil ano passado, e do Chatbot. Mas o que são essas ferramentas?
Vamos por partes:
Chatbot, como o nome sugere, trata-se de um robô que se comunica através de chats baseado em inteligência artificial. Pode parecer simples ou mecânico demais, mas esse não é o caso. Esse tipo de tecnologia vem sendo aperfeiçoado e, atualmente, diversas empresas o utilizam com apoio de seus consumidores. O Chatbot pode ser incorporado no Facebook, Telegram ou nos próprios sites da organização em questão.
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Ele serve principalmente para oferecer um atendimento automático e prático, mas também pode ser útil para o marketing e para o fortalecimento da marca.
WhatsApp Corporativo é também chamado de WhatsApp Empresarial. Ele possui versões tanto para as grandes empresas quanto para as pequenas. Resumidamente, ele permite que você crie um perfil corporativo, que servirá para se comunicar com os clientes com segurança e praticidade.
Há um selo de verificação para que os clientes saibam da veracidade do perfil. Também há campos com informações extras nesses perfis, como nome do estabelecimento, horário de atendimento, site oficial e ramo de atuação. O proprietário pode adicionar a descrição do negócio, endereço e telefone de contato. Além disso, há um Chatbot integrado para responder às mensagens quando um funcionário não estiver disponível.
Essas duas ferramentas oferecem, acima de tudo, agilidade. Não importa qual seja o seu público-alvo, é certo que ele gosta de velocidade. Esse é um ponto em comum entre todos os perfis de consumidores, afinal. Por isso, quando eles entram em contato com sua empresa, eles esperam respostas claras e rápidas.
O Chatbot é configurado para atender especificamente às solicitações do seu público. Muitas vezes, as pessoas procuram respostas simples. Se o robô cuida de todas essas dúvidas “prontas”, sobra mais tempo para que os funcionários tratem das situações complexas. De toda forma, se ganha em tempo.
No WhatsApp Corporativo, além das mesmas vantagens, há ainda a popularidade do aplicativo. A maioria das pessoas possui smartphones e usa o WhatsApp diariamente no Brasil. Aproveite isso!
Um bom exemplo de Chatbot é o Chat Fuel. Usando-o como base, você pode seguir esses passos:
• Entre no site, logue com sua conta do Facebook e permita que o Chat Fuel acesse-a;
• No painel de controle, clique em “build” no lado esquerdo e construa seu chat;
• Altere a mensagem de boas-vindas e clique em “+Add Button” sempre que quiser adicionar opções para o visitante;
• Altere as mensagens que se dão a partir de cada botão, personalizando então todo o atendimento.
Para criar listas de transmissão no WhatsApp Corporativo:
• Na tela de conversas, clique em “menu” e então em “nova transmissão”;
• Escolha os destinatários e clique em “pronto”, e em seguida em “criar”.
Só isso! Agora você pode mandar a mesma mensagem para diversas pessoas, sem que elas saibam dos outros destinatários.
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