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Passo a passo: conheça o seu retorno financeiro nas mídias sociais

Você sabe o que significa ROI e compreende sua importância para seus negócios? Entenda um pouco mais nesse texto, onde vamos desmembrar aos poucos até chegarmos a uma compreensão do seu valor para suas redes sociais.

 

Passo a Passo: Conheça o Seu Retorno Financeiro Nas Mídias Sociais

Sua sigla vem do inglês Return on Investment onde sua tradução significa “retorno sobre investimento” e nada mais é do que isso literalmente. Para todo dinheiro aplicado é necessário fazer uma relação entre o dinheiro ganho e perdido através de qualquer investimento e o montante de dinheiro investido. Sem essa mensuração não há como ter um acompanhamento dos recursos utilizados nas campanhas feitas, logo, pode-se jogar dinheiro fora ou deixar de investir mais em alguma vertente promissora. Os investimentos devem ser feitos de maneira inteligente e essas ações devem ser monitoradas para o dinheiro ser usado corretamente.

Possuindo uma noção sobre ROI, podemos entrar para o meio digital, mais especificamente nas redes sociais. Para fazer estratégias inteligentes de marketing digital, as redes estão lutando para cada vez mais trazerem resultados mais assertivos, buscando confiança dos investidores, contribuindo para o amplo crescimento dos negócios das empresas. E então surgem as perguntas: Investir nas redes sociais realmente traz retorno? Como mensurar os resultados? O quanto elas influenciam nas estratégias de marketing da sua empresa? Como calculo um ROI nessas mídias? E se eu optar por não fazer marketing nas redes sociais?

No filme “Birdman” há uma cena de um conflito entre o protagonista e sua filha, representados pelos atores Michael Keaton e Emma Stone, respectivamente. No diálogo ela é cruel com seu pai ao falar que ele não existe, por não suportar blogueiros, não ter Facebook, nem Twitter ou Whatsapp, e mesmo para um cara que fez um papel renomado no passado do filme (o super-herói Birdman) não é nada se não estiver nas redes, se não possuir uma vida digital.

Sim, se você não está nas redes você NÃO EXISTE.

O Facebook passou de 1,5 bilhões de usuários ativos, em termos de população, seria o país mais populoso do mundo, a China tem cerca de 1,3 bilhões de habitantes. O Instagram já bateu os 500 milhões e com certeza você não irá querer sua empresa fora desses ‘países’. A grande questão em si é como atacar essa multidão. Ninguém quer investir e aplicar recursos sem retorno e a dúvida se os resultados no canal investido valerão o esforço e o custo? Como medir se algum conteúdo pode ter melhores desempenhos e um ROI mais alto?

O passo inicial é definir quais são suas metas, como por exemplo, vendas, visualizações, cadastros, downloads, contatos ou o que comtemple os objetivos do seu negócio. Em seguida, defina qual o melhor canal para alcançar o que busca. E aí sim entra o ROI para provar se os esforços e eficácia de sua campanha e ações de marketing estão surtindo efeito e/ou se há mudanças a serem feitas. Você verá também se os recursos estão sendo utilizados de forma eficaz, distinguir aonde há desperdício ou aonde não há eficiência e assim preencher cada vez mais as lacunas de suas estratégias e conteúdos para usar cada vez mais de forma inteligente o orçamento destas mídias.

Basicamente a fórmula do ROI nas mídias sociais não é nenhum segredo, sendo ROI de mídia social = (retorno em redes sociais – investimento em redes sociais) / investimento percentual em redes sociais. Então, sua verba para anúncios on-line é de mil reais, você possui um canal para venda de cursos e investiu 300 reais em anúncios e vendeu 5 cursos onde cada um custa 100 reais, a fórmula se encaixa na seguinte forma: R$ 500 – R$ 300 / R$ 1.000 seu ROI será de 0,2. Guarde este número, pois ele será sua base para os anúncios futuros. Se você possui todas as variáveis seu cálculo será fácil, mas nem todos os objetivos possíveis são mensurados tão fácil assim. O resultado não financeiro deverá ser quantificado na mudança do comportamento humano. Invista com inteligência e saiba dividir bem o valor que será aplicado em cada investimento e aí faça testes e readequações. Vale lembrar que você deve conhecer bem o seu negócio, pois você precisa saber exatamente o que medir.

Aqui estão alguns objetivos específicos de mídias sociais e as métricas para mensurar cada um, para que você fique no caminho certo com os seus esforços de ROI nas redes sociais:

 

Objetivo 1: AUMENTE a participação nas redes sociais

Métrica a ser medida: likes, ações, comentários, retweets, menções, favoritos.

 

Objetivo 2: AUMENTE o tráfego de clientes em seu site

Métrica a ser medida: cliques na URL do seu website.

 

Objetivo 3: AUMENTE o reconhecimento de marca

Métrica a ser medida: taxa de crescimento de seguidores, taxa de variação percentual ao longo do tempo (em seguidores), alcance por região, clique por região.

Finalizando, seguem algumas sugestões de FERRAMENTAS DE ANÁLISE

Há uma variedade de ferramentas de análise de mídia social que servem para acompanhar as diversas métricas que vem depois. Aqui estão algumas a considerar:

Google Analytics: RASTREIE o tráfego do site, conversões e inscrições provenientes de campanhas nas redes sociais.

Salesforce: ADICIONE códigos de monitoramento do Salesforce para os links que você compartilha em redes sociais. Quando emparelhado com o software de automação de marketing como Marketo, você vai ser capaz de acompanhar as vendas para campanhas específicas nas redes sociais.

HootSuite Analytics: DISPONIBILIZA uma variedade de ferramentas de análise para ajudar a controlar seu alcance, conversões e etc.

Que tal já começar a aplicar essas dicas?