Vender mais e ter mais lucro são objetivos de muitas empresas, e, com certeza, devem ser os da sua também. Manter sua economia estável no nosso atual cenário econômico se tornou ainda mais desafiador, mas também algo muito proveitoso, mesmo em períodos de crise. Contudo, o segredo está em balancear as estratégias de mercado corretas com a atual tendência de consumo dos clientes. Pode parecer meio confuso, mas a dica é apostar nas redes sociais.
Sim, as redes sociais. Além de um meio de entretenimento e de fortalecimento dos vínculos com família e amigos, elas se tornaram uma ferramenta primordial para alavancar as vendas. Só para ter uma ideia, uma pesquisa feita pela ComScore destacou que os brasileiros são o público que mais gasta tempo acessando o Facebook. São 650 horas por mês! Isso significa um alcance médio de 78% do site se comparado com outros países. É uma frequência muito alta.
Mas como usar esse tempo em algo produtivo para sua empresa? Como forte fator de influência, as redes sociais podem ser uma vantagem para suas vendas se você apostar nas técnicas corretas. E quatro dicas são fundamentais para chegar lá.
O método de alavancar suas vendas já não pode se concentrar naquele jeitinho tradicional: venda e compra. As pessoas passaram a consumir mais informação sobre os produtos e serviços oferecidos, e esse conteúdo precisa ser constante e relevante.
Ao montar uma página para sua empresa nas redes sociais, se preocupe em fornecer um conteúdo de qualidade que sincronize situações cotidianas do seu público com o uso dos seus produtos. Isso precisa gerar vendas! Como as redes sociais são um palco para formar relacionamentos, o conteúdo é a ponte para que sua empresa converse com o público e possa alavancar suas vendas de modo indireto. Redirecionamento a links, blogs e newsletters pode ser uma alternativa muito satisfatória.
As redes sociais possibilitam um contato mais próximo com as pessoas e sua empresa precisa ter essa pegada. Torne seus produtos mais próximos do público, mostrando imagens e vídeos na página. Recursos como imagens em carrossel, vídeos impulsionados e até gifs são bastante atrativos, além de colher leads para sua empresa.
Essa visão recreativa e lúdica dessas ferramentas ajuda a disseminar sua marca de forma rápida e instantânea, sem que o consumidor precise se direcionar à sua empresa sem foco na compra.
Internet também quer dizer praticidade. E qualquer brecha que possibilite alavancar suas vendas em redes sociais de qualquer lugar e a qualquer momento precisa ser aproveitada. E é isso que as versões mobile oferecem. Grande parte dos acessos nas redes sociais vem de dispositivos móveis porque são mais práticos e acessíveis.
Aposte em versões da sua loja para essas plataformas, seja no design, redirecionamento de links ou mesmo formas de compra. Os conteúdos e formatos precisam ser trabalhados também voltados a essa plataforma, de maneira que o público não hesite ou se frustre durante o ato de compra.
Redes sociais são sinônimos de engajamento, interação e posicionamento, mas para que isso funcione é preciso criar um relacionamento saudável. Trate o público da melhor forma possível e não encerre essa boa relação somente no término da compra. Inicie desde o primeiro contato e vá até o pós-venda, pois é a partir daí que o vínculo começa a criar força. Comentários, elogios, críticas, sugestões e serviços de pronto atendimento devem ser rápidos, eficientes e empáticos.
Colocando estas dicas em prática, suas mídias sociais serão excelentes canais de venda!