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Liderança é um tema complicado em um país tão acostumado com a falta dela. No Brasil, existe o conceito arcaico (e nada promissor) de um líder barrigudo, sentado atrás da mesa, envaidecido de seu poder e de sua suposta capacidade, “cuspindo” ordens em toda sua equipe, dando bronca em quem sugira mudanças e demitindo quem ousar criticá-lo.

Convenhamos, parece um exagero, mas muitos líderes se comportam exatamente assim, em pleno século XXI.

Em contrapartida, alguns líderes fugiram deste conceito, conseguiram prosperar e tornar seus negócios exemplo de mercado. Sam Walton, fundador da rede de supermercados mundialmente famosa, a Walmart, afirma que “Os líderes proeminentes saem de seus caminhos para melhorar a autoestima de sua equipe”. Isto porque, se as pessoas entenderem o quanto são capazes, os resultados aparecem muito mais fácil.

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O líder que tem esta habilidade, de coordenar e ajudar a sua equipe a atingir os resultados esperados, é uma pessoa que tem o dom para enxergar longe e levar seu time aonde tanto almeja. Existem meios para isso e vejamos alguns exemplos de liderança.

Liderança comportamental x liderança estatística

Ambas são importantes no mundo corporativo. Estudos da década de 50 mostram que as lideranças comportamentais se dividem em três grupos:

Lideranças autocráticas: As decisões são centradas na figura do líder. Ele dá a última palavra e também coordena e limita as atividades de qualquer grupo de auxílio.

Liderança Democrática: ao contrário do primeiro, aqui, o líder toma as decisões e dá a última palavra, mas sempre de acordo com o auxílio de um grupo. Levando em considerações as colaborações, sugestões e até decisões dos parceiros colaboradores.

As vantagens desta liderança é que ela promove pessoas mais bem capacitadas, de forma que o trabalho rende muito mais e melhor. Cada membro se torna parte de um todo e de um resultado que o impacta positivamente ou negativamente, conforme seu envolvimento com a empresa.

Liderança “Laissez-faire” (Deixe Fazer): De origem francesa, essa liderança leva em consideração as decisões que um grupo de colaboradores tomar, apenas indicando um objetivo e o que é ou não permitido. Fora isso, todas as decisões cabem ao grupo.

MÉTODO OKRS

Trata-se de uma métrica de rendimento para definição de metas, criada na Intel por John Doerr, e que depois foi implementada no Google e outras empresas. As iniciais significam “Objectives and Key Results” e como o próprio nome sugere, trata-se de uma métrica que leva em consideração os objetivos do grupo, pelas formas como este grupo trabalhará para atingi-las.

Pela fórmula de Metas de Doerr (Eu vou _____ medido por _____), cada objetivo deve ter um conjunto de 2 a 5 resultados atingidos pelas formas encontradas pela equipe, que em seguida observará o melhor caminho.

MISSÃO, VISÃO, VALORES E CULTURA

Todo planejamento estratégico implantado por uma liderança, leva em consideração um conjunto de regras que abordam comportamentos, pensamentos e atitudes, com o propósito de ajudar a equipe a atingir os resultados esperados.

A missão, a visão, os valores e a cultura da empresa, servem para que o funcionário entenda qual o papel de sua empresa na sociedade, aonde pretende chegar com os resultados e metas tão sonhados, o que é preciso para atingi-los e como deverá ser para tal, cada procedimento interno e até mesmo externo. Pautando os funcionários e ajudando-os a se desenvolverem também no mundo corporativo.

GESTÃO

É de suma importância ao líder adotar caminhos responsáveis para não comprometer a imagem e as contas da empresa, evitando desperdícios na equipe e até concedendo compensações pelo cuidado estendido a todos.

FEEDBACKS

Uma das mais importantes atitudes do líder: reconhecer que sonho não chegaria nunca a lugar algum. Enaltecer os valores de sua equipe, bem como as habilidades e competências de cada um, pode ser o ponto chave para alcançar resultados ainda melhores e um comprometimento maior por parte de todos.

Liderar não é fácil, mas para tentar, basta se colocar no lugar do outro e realmente ajudá-lo a chegar aonde se quer e precisa.

 

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