Você já ouviu falar em marketing de influência? O marketing digital utiliza as redes sociais e os blogs como ferramentas de produção e divulgação de conteúdo.
Assim, estes se tornam meios de influenciar a tomada de decisões de compra dos clientes em potencial. O marketing de influência é uma ferramenta que utiliza pessoas influentes para divulgar positivamente seu produto ou serviço.
Geralmente, os influenciadores digitais, ou influencers, são personalidades que tem prestígio entre o público-alvo da sua empresa, ou seja, sua audiência. Eles costumam possuir muitos seguidores engajados, de modo que as marcas anunciadas por eles se beneficiam da parceria. Mas não basta apenas mirar num grande público, é preciso escolher aqueles influenciadores que possuem os seguidores certos. Em outras palavras, você precisa atingir pessoas que tenham potencial para se conectar com sua marca.
Eles podem ser feitos através de compartilhamento de posts ou geração de novos conteúdos que mencionem o produto. Uma marca de produtos de limpeza facial pode ser mencionada durante a rotina de beleza, por exemplo. Ou, no dia-a-dia, determinado influenciador pode consumir os biscoitos pós-treino da sua empresa. Assim, a marca atinge seu público-alvo de modo natural e positivo, o que traz resultados significativos.
O Instagram é um canal amplamente utilizado no marketing de influência. Grandes influenciadores utilizam esta ferramenta para atingir seu público, sendo um ótimo meio de divulgar seu produto ou serviço.
Quanto mais um influenciador fala do seu produto, mais buzz, ou seja, comentários e opiniões são gerados sobre ele. Para chegar neste ponto é preciso pensar em uma ação após a implementação da estratégia. Acompanhe detalhadamente o desenvolver da campanha e observe os números obtidos. Para isso, você pode utilizar planilhas e programas específicos ou contratar uma equipe especializada nesta atividade.
Compare as metas estipuladas e os resultados obtidos para avaliar o sucesso da ação através das métricas. Entre elas estão as de reconhecimento de marca, de engajamento, de vendas, fidelidade do cliente, criação de links e muitas outras. Estes dados irão indicar se o objetivo de cada campanha de marketing de influência foi alcançado. Com eles, repense novas estratégias para repetir os sucessos e evitar os erros.
O influenciador digital se comunica diretamente com a sua persona. Ele irá fornecer dados e informações sobre seu produto e serviço, influenciando a jornada de compra de diversos clientes em potencial. Além disso, esses são profissionais bastante acessíveis já que sua empresa pode entrar em contato diretamente com eles. Sendo assim, procure o que melhor se identifica ao seu público e se adequa ao seu orçamento.
Outra razão para investir em marketing de influência é o ótimo retorno obtido. Os resultados são reais, já que esta técnica pode atrair clientes qualificados, tornando-os consumidores da sua marca. A busca por opiniões e dicas de quem já experimentou algum produto tem se tornado cada vez mais comum. Um influenciador respeitado e próximo do seu público falando sobre sua marca desperta maior confiança entre possíveis consumidores.
Quer saber mais sobre o marketing de influência e transformá-lo em vendas? Entre em contato com a Followmeto!