Para que sua empresa ou negócio obtenha sucesso, é essencial investir na construção da sua autoridade digital
Estar presente no ambiente digital e ser notado pelo seu conhecimento faz com que uma pessoa seja considerada uma autoridade no assunto. Quanto mais esse alguém é procurado, mais conversões são geradas e melhores serão seus resultados. Em outras palavras, tornar-se notório no seu nicho de trabalho permite que o público confie em você e no seu produto ou serviço.
Desenvolver sua autoridade digital lhe confere respeito e credibilidade, aumentando seu lucro ou o de sua empresa. Quando o público vê alguém como autoridade, tende a estabelecer uma relação mais estável e duradoura, atraindo até mesmo parceiros comerciais. Estes serão atraídos pela ideia de associar seus nomes aos de uma autoridade como você.
Você pode conferir abaixo cinco dicas essenciais para construir sua autoridade online.
Para construir sua autoridade, foque na segmentação e direcione seu trabalho para um público específico. Procure consumidores do seu produto, aborde assuntos pertinentes e adapte a linguagem para se aproximar deles. Seus produtos também devem ser voltados para seu público-alvo, de modo que sua empresa se torne especialista em um nicho específico.
A persona é seu cliente ideal, ou seja, para quem são direcionadas as ações de marketing digital de uma empresa. É preciso entender necessidades, dores e motivações do seu cliente, afinal, elas são um gatilho para o consumo do seu produto ou serviço. Entender esses aspectos permite pensar as futuras atividades de forma estratégica. Assim, você poderá produzir e dar continuidade a conteúdos sobre os quais sua persona gostaria de pesquisar, transformando seu site em referência.
Diante da realidade atual, é muito importante se fazer presente nas redes sociais. Elas são verdadeiras aliadas na construção de autoridade e você pode participar das mais distintas plataformas. Converse com sua equipe de marketing e veja a melhor forma para produzir conteúdos para cada uma delas regularmente.
Para seguir estas dicas, não se esqueça do planejamento: calendários, ações de marketing, pautas e roteiros para publicações. Procure adequar a linguagem e a periodicidade da publicação dos conteúdos a cada rede social.
Blogs são um ótimo exemplo de como investir em Marketing de Conteúdo. Através dos posts, você poderá sanar dúvidas e dar outras informações que solucionem os problemas da sua persona. Assim, seu blog irá atrair um grande fluxo de acessos, leads e conversões.
Evite replicar conteúdos e ideias. Além de tornar suas publicações comuns a qualquer empresa do ramo, essa prática não é valorizada pelo Google, por exemplo. Ao ranquear um site, o sistema utilizado pelo Google dá mais relevância a conteúdos autorais, diferenciados dos demais.
Após seguir estas dicas, esteja atento ao desempenho da construção da sua autoridade digital. É possível identificar quando alguma estratégia não vai bem. Confira como no nosso artigo “7 sinais que você precisa investir na sua Autoridade Digital” e reverta essa situação.