Nos últimos anos, a internet se tornou um ótimo ambiente para divulgação, compra, venda e contratação de serviços.
Você já deve ter encontrado anúncios dos mais variados produtos, mas já ouviu falar em marketing de afiliados? Este novo modelo pretende ampliar as formas e os canais de comunicação para chamar ainda mais atenção do público.
O marketing de afiliados se assemelha a uma relação comercial voltada para a publicidade. Nela, o afiliado divulga o produto ou serviço de uma empresa ou empreendedor e recebe uma comissão por venda efetiva. Este método é voltado para quem deseja aumentar a divulgação online de seus serviços e para quem pretende vender pela internet.
Vamos supor que uma empresa lance um produto na internet e, para divulgá-lo, contrate pessoas para falar sobre ele. Podem ser utilizadas várias plataformas, mas as mais comuns são as redes sociais. É disponibilizado, então, um link personalizado para identificar a compra realizada pela divulgação desse afiliado, determinando o valor da comissão. Esta medida também permite metrificar o desempenho da estratégia, bem como a conversão dos clientes.
Desta forma, a venda de produtos de terceiros permite que os afiliados rentabilizem seus blogs, redes sociais ou sites. Com isso, as empresas produtoras impactam ainda mais clientes de acordo com estes canais de distribuição, aumentando as chances de venda. Os clientes, por sua vez, contam com novas fontes de informação sobre os produtos de interesse, tendo ainda mais poder de decisão para uma compra acertada.
Atualmente existem diversas plataformas voltadas para o marketing de afiliado, como Hotmart, Monetizze, Afilio e Eduzz. Estas ferramentas são responsáveis por conectar os vendedores aos afiliados.
A Hotmart é mais voltada para cursos online de diversos temas e de áreas distintas. Além deles, ela também oferece e-books, scripts, áudio-books, infoprodutos e softwares. Essa plataforma aceita pagamentos por Paypal, cartão de crédito, débito, boleto bancário ou crédito em conta.
A Monetizze é focada na conversão de clientes e seu diferencial é permitir vincular o Google Analytics. Além disso, ela disponibiliza meios para acompanhar as métricas e melhorar a conversão.
A Afilio valoriza a performance e apenas realiza o pagamento após as conversões. Desta maneira, o cliente efetua o pagamento quando seu produto obtém resultados reais.
A Eduzz possui como diferencial a possibilidade de recuperar vendas consideradas perdidas, aproveitando todo lead. Além disso, são praticadas táticas que identificam o motivo da desistência da compra, o que permite traçar novas estratégias.
Para ganhar dinheiro com o marketing de afiliado, é recomendado que você tenha um blog ou um portal de conteúdo. A partir disso, defina o assunto sobre o qual vai falar e trabalhe técnicas de SEO. Seu tema deve posicionar você entre os melhores nichos do mercado para aumentar as chances de obter uma boa rentabilidade.
Então, filtre e contextualize corretamente seu anúncio e garanta a qualidade do produto que está divulgando. Para isso, faça testes para evitar desapontar seus visitantes e manter sua credibilidade. Para saber mais sobre marketing de afiliado, fale com um de nossos especialistas!