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Aprenda a integrar todos os seus esforços de marketing

Aprenda a integrar todos os seus esforços de marketing

Compreender os fatores estratégicos de seu negócio é o que vai conectar cada um dos esforços de marketing que compõem um planejamento bem-feito em comunicação corporativa.

 

Quando se inicia um trabalho de marketing com um negócio próprio, é necessário compreender, primeiro, alguns fatores estratégicos, tais como: que tipo de negócio é o meu? Qual é o meu público-alvo? A precificação do meu valor está competitiva com a do mercado? O que fazer?

Estas perguntas funcionam como uma bússola, capaz de direcionar todo esforço de marketing e um trabalho forte em conteúdo no sentido certo. São estas as respostas que vão conectar cada um dos esforços de marketing que compõem um planejamento bem-feito em comunicação corporativa.

De nada adianta investir em bons conteúdos se não houver, a princípio, um estudo destas questões. Vejamos abaixo como, com base nelas, integrar os serviços.

Aprenda a integrar todos os seus esforços de marketing

Consultoria especializada em criar e vender protocolos

Estas perguntas são respondidas pelo proprietário do negócio, juntamente a com uma equipe especializada em marketing digital – que pode ou não incluir estratégias de ação no PDV (ponto de vendas).

No caso, por exemplo, do negócio ser um e-commerce, os esforços se concentram apenas na internet. Primeiramente, o seu negócio vende produtos ou serviços? Se o seu negócio vende doces caseiros, pode ter aí dois públicos alvos:

– B2B (Marketing Business to Business): padarias, ou festas de casamentos, eventos;
– B2C (Marketing Business to Consumers): aniversário e amantes de guloseimas.

Em seguida, em qual público vamos nos concentrar? Definida a questão, como estão os nossos preços? São competitivos? A precificação deve levar em conta as despesas (água, luz, telefone, matéria prima, investimentos, aluguel) e a mão de obra (tempo e conhecimento do assunto).

Assim, definidas estas questões, é hora de iniciar a divulgação!

Redes Sociais (origem do tráfego)

Não existe melhor maneira de você iniciar a divulgação de um produto ou serviço através de um conteúdo diferente e inovador. Isto é fato. Ocorre que toda informação quando bem calcada em fatos e conhecimentos técnicos, traz credibilidade ao negócio e, portanto, atrai a atenção do público interessado.

E, atualmente, um dos pontos mais fáceis de explorar para encontrar o público interessado (que no marketing chamados de lead) é as redes sociais. Grande parte da população passa a maior parte do tempo compartilhando e curtindo conteúdos informativos e publicitários nestas redes. Também existem conteúdos duvidosos e pouco instrutivos, claro, mas até isto é uma vantagem, pois quanto melhor for o seu conteúdo, mais destaque terá.

O primeiro passo é criar uma página de fãs. A página permite número ilimitado de curtidas e seguidores. Crie uma identidade visual bacana para ela e comece a produzir e compartilhar conteúdos.

Blog posts e Landing Pages com materiais

Muita gente se pergunta: quais seriam estes conteúdos e como produzi-los? Você pode produzir vídeos, fotos, textos, tudo por conta própria – o que não é recomendável, pois perde qualidade – ou contratar uma agência de marketing, que certamente vai elaborar o melhor trabalho com a criação e planejamento acessíveis.

Este conteúdo deve abordar o seu tipo de negócio, mas não de forma publicitária e sim informativa: benefícios à saúde, vantagens econômicas, curiosidades a respeito. É possível também responder às perguntas mais frequentes dos seus clientes através destes conteúdos. Tudo que possa gerar curiosidade e uma curtida extra na página. Criar um blog é uma ótima opção para textos mais aprofundados sobre o assunto.

Uma landing page pode ainda apresentar o conteúdo de forma sucinta, sugerindo ao público clicar no site para saber mais e curtir a página no Facebook. Isto sempre dá certo.

Automação e Fluxo de E-mails

É hora de enviar os conteúdos ao seu público-alvo. Parte dele se encontra nas redes sociais, a outra parte, em contatos cadastrados de e-mail. Um serviço de automação de marketing e fluxo de e-mails ajuda na conversão de leads.

Não entendeu? Vamos por partes.

O e-mail marketing é a distribuição deste conteúdo por e-mail, em uma lista de contatos que se cadastraram em seu site, ou que você mesmo os importou.

No e-mail marketing, só dá para saber quem abriu ou não o e-mail. Na Automação, têm-se um relatório completo sobre um funil de vendas. Na base, quem ainda pouco ou nada sabe a teu respeito. No meio, quem já tem uma ideia do que você faz. No cume, quem está pronto para ser o seu cliente.

A automação trabalha estes conteúdos para cada perfil de cliente, ajudando a vender mais e melhor.

Monitoramento das conversões

Com base neste funil de vendas, você vai perceber que a divisão simples deste público-alvo, e o trabalho de conteúdo voltado especificamente para cada tipo de cliente, vão lhe trazer muito mais retorno. Afinal, com este relatório em mãos, você vai manter o departamento de vendas focado apenas no público da ponta do funil, que já te conhece e realmente quer o seu produto.

Os demais públicos serão trabalhados em campanhas específicas, até que engajem no seu negócio, curtam a sua página e desejem uma melhora na sua performance de mercado. Tudo levando em consideração as questões respondidas lá atrás, no início deste artigo.

Quem ainda não conhece o seu negócio deve ser abordado com todo cuidado – quase que convidado a conhecer o seu produto ou serviço. Apresente a marca, a história, tempo de mercado e, em seguida, as promoções!

Se for criar um produto novo, é preciso analisar a quem ele pode interessar mais. Você não vai criar, por exemplo, uma linha de doces finos e caros para festas de aniversário. Talvez possa fazer isso para festas e eventos corporativos mais sofisticados.

Ao público que, por sua vez, já está mais familiarizado com a sua marca, mas ainda não está consumindo, cabe lançar mão das promoções. Já se sabe da qualidade e competência, mas se a questão for o investimento, vale mostrar as vantagens econômicas oferecidas a quem lhe procurar.

A quem já está consumindo, ou seja, o público do cume do funil, cabe apenas trabalhar a fidelização deste cliente para mantê-lo por muito mais tempo.

Lembre que estes clientes gostam muito de você e honre suas preferências, sempre!